Preocupação (Primeira postagem)

O que é isso? (Data original do artigo: 26.05.2008)

A princípio deveria ser um sentimento positivista, mas é como uma voz negativa que se perpetua em ciclos repetitivos que alimenta a ansiedade e em alguns casos levando a pessoa a obsessão e a síndrome do pânico.

Existem muitas pessoas que tem esse sentimento cronificado, repetitivo, que ao contrário de tudo somente leva o indivíduo para longe de suas resoluções encaminhando-o para um labirinto de perturbações e estresse.

Infelizmente não há uma fórmula mágica que eliminaria esse sentimento, pois tem seu lado positivo quando não é crônico ou danoso. 

Existe uma receita simples que, em alguns casos, aliados a terapia psicanalítica, ajudam a aliviar e por vezes eliminar a preocupação excessiva, que é a elaboração de seus sentimentos, ações e resoluções durante a análise ajudando a Você a auto gerenciar melhor seus sentimentos.

Preocupar-se com algo é ocupar a mente com algo que ainda não é fato, não é realidade, pode ser ou seja, ainda é uma probabilidade.

Existem apenas duas possibilidades na questão que motivou a preocupação, uma de ter uma resolução favorável ao que se deseja e outra não.

Viva o momento, deixe acontecer, mas seja responsável pelos seus atos, enfrente seus problemas com vontade e tenha sobretudo fé em Você mesmo pois, quem mais confia em Você e tem certeza do que é capaz é Você mesmo.

Viva o momento, o presente, o amanhã ainda não chegou e um minuto atrás transformou-se em passado que não volta, viva intensamente cada momento, saboreie aquela xícara de café, aquela conversa com a amiga, compre um presente para Você, não importa valor financeiro, saia e presenteie Você com algo que te dê prazer, uma sensação de alegria, seja material ou não.

Mas não se preocupe o futuro vai chegar, o presente será passado, tudo continuará a transcorrer bem se Você acreditar que tem potencial suficiente para resolver qualquer questão em sua vida.

Viva o presente sempre.