ANSIEDADE

É viver antecipadamente e angustiado.

A ansiedade é um estado normal de todos, mas o excesso é que se torna um sentimento carregado de incertezas e apreensão e esse é um dos males psicológicos mais nocivos a saúde e autoestima do ser humano.

Apesar de ser "vilã" na maior parte do tempo há também um lado muito positivo, pois quando está sob controle, ajuda a elaborar bem os desafios e assim faz o individuo crescer.

Vivemos atualmente a era do "faz-tudo-ao-mesmo-tempo-com-extrema-responsabilidade" mas nosso organismo não foi concebido para receber tal carga de coisas facilitando assim o exacerbar da ansiedade.

Perde -se o controle de tal situação, a boca cala e corpo sente depressão, taquicardia, hipertensão e outras enfermidades provenientes da somatização - sintomas psíquicos que se desenvolvem no físico - surgem com força, é o organismo sendo usado como válvula de escape desse sentimento sobrecarregado.

Além de transtornos físicos e mentais a ansiedade causa prejuízos sociais, familiares, profissionais, acadêmicos e até sexuais.

Passou dos limites, ou seja, esse sentimento está incomodando a você e as pessoas a sua volta com seu comportamento variável de humor então está na hora de procurar ajuda profissional e iniciar um tratamento.

Algumas dicas:


1 - Não deixe tarefas pendentes, não adie ou adquira mais tarefas do que possa resolver, faça planos, projetos no papel, agenda, organização e disciplina ajudam.

2 - Nas aulas procure focar-se e prestar atenção, revise com antecedência para as provas, informe-se sobre a empresa em que pleteia uma entrevista, se prepare para a reunião de negócios. Assim se sentira confiante espantando o fantasma da ansiedade, pouca pode aparecer mas nada que atrapalhe a segurança.

3 - Precaução, cuidado e atenção, ajudam a evitar aborrecimentos e problemas desnecessários, por exemplo caso estiver com o ponteiro do combustível na reserva, não abuse, pare logo num posto de gasolina mais próximo.

4 - Transforme situações negativas em positivas, procure o lado bom das coisas e deixe de reclamar por tudo que ocorre, a felicidade está em pequenas atitudes e ajuda a minimizar o impacto negativo que a alto nível de ansiedade causa.

5 - Ouça musicas, sobretudo aquelas que você gosta, que lembrem boas situações e aproveite para caminhar ou mesmo dançar em casa, movimentar-se também ajuda muito.

6 - Pausas durante o trabalho, faça pequenas pausas durante o período ao menos para fechar os olhos e respirar fundo por alguns instantes, deixe a mente tranquila e não leve o trabalho para casa, disciplina e planejamento ajudam a não chegar a esse ponto.

A Análise de sua vida auxiliar muito a Você gerenciar melhor questões que estão contribuindo para a ansiedade e consequentemente a depressão, procure ajuda profissional de um Psicanalista e faça a grande viagem de sua vida, conhecer a si mesmo.