Pensamentos: Como Está a Qualidade dos Seus?

Já analisou a qualidade de seus pensamentos? Que tal uma faxina mental?

Como um computador nossa mente também precisa de uma faxina, excluir pensamentos, lembranças, entulhos acumulados durante a vida, como a dor de um fora ocorrido a tempos, são arquivos que definitivamente não servem para mais nada.

Um grupo de pesquisa finlandês da Universidade de Turku, Universidade de Tampere e Universidade Aalto mapeou a organização dos sentimentos conscientes humanos e descobriu que eles se agrupam em 5 categorias principais: emoções positivas, emoções negativas, funções cognitivas, estados somáticos e doenças.

Nessa pesquisa foi observado as sensações que ocorrem internamente no corpo durante a experimentação das emoções como amor, raiva, medo, felicidade e ansiedade e quais respostas acontecem em nosso organismo. Independente de gênero, cultura ou hábitos de vida todos reagimos similarmente da mesma forma fisicamente. Postagem sobre esse estudo nesse link aqui

É importante tentar se prevenir, observar a qualidade de seus pensamentos, para que sua mente não absorva mais pensamentos negativos podendo corromper sua memória com emoções que levam a somatizar doenças em seu corpo, caso aconteça, é importante uma conversa com um profissional como um Psicanalista

Veja mais dicas:
  • O pensamento é uma força sutil e dinâmica, propaga-se em grande velocidade. Uma pessoa em equilíbrio difunde pensamentos harmoniosos que podem interceder de certa forma nas mentes de outras pessoas que produzem mais tranquilidade, sendo que uma mente negativa, com raiva, produz sentimentos de conflitos, semelhante ao efeito dominó, tanto atitudes positivas como negativas contagiam aos outros. Essa transmissão se dá por atitudes inconscientes, micro gestos faciais e corporais, palavras, entonação, posturas etc. Isso não significa viver em felicidade ou bom humor eternamente, não, mas entrar em harmonia, ou seja, curtir o momento, deixar fluir o sentimento e a emoção, sem ruminações ou voltas ao passado desnecessárias.
  • A saúde do corpo se inicia na mente, todo pensamento é transmitido às células e exerce grande influência sobre o organismo, a tristeza, diminui as células de defesa levando a pessoa adoecer. O sorriso envia mensagem ao cérebro dizendo que as coisas estão bem, produzindo estado de bem estar que fortalece o sistema imunológico. Sorria e celebre a vida.
  • Uma postura otimista perante a vida mesmo diante das dificuldades não significa que tudo vai dar certo constantemente, mas ajuda como um antidoto para o desânimo que pode impregnar pensamentos de incompetência e frear boas iniciativas.
  • O pessimismo marca o pensamento de inúmeras formas. Administre as mensagens negativas recebidas na mente, mude de pensamento, desvie a atenção cantando uma música ou recordando de situações felizes e bem humoradas. Caso seja persistente o pensamento, então dê vazão, ou seja, reflita o porque pensa assim, porque aparece esse pensamento, o que quer dizer, seu significado, de onde surgiu, não entre em detalhes, mas reflita com serenidade e pense: "sim, irei resolver" ou "resolvo no tempo certo e correto", adapte ao seu proposito. Mesmo que não obtenha a resposta que gostaria dessa reflexão deixe fluir sem focar. Repita, isso se tornará automático com o tempo.
  • Preocupação: livre-se dela, não sinônimo de ser mais responsável e sim um grande desgaste imposto por Você mesmo, não gaste energia em situações e conflitos que ainda não aconteceram, preocupar-se é se ocupar com situações que a probabilidade de NÃO acontecer é enorme, com essa atitude vivenciará sofrimento por situações que possivelmente nem acontecerão.
  • Persistência: com essa atitude Você conseguirá mudar o padrão mental mas não espere resultados imediatos, tenha disciplina e vigilância, isso demanda tempo, muitos não percebem que passam o dia alimentando pensamentos ruins ou dominados por lembranças amargas que aconteceram há tempos, dê tempo ao tempo, mas sempre vigilante e persistente nas mudanças.
  • Quanto mais sorrir mais viverá, fato comprovado através de pesquisa norte americana pela Universidade de Yale, então sorria para você mesmo, de si e para a vida.
  • Seus pensamentos podem ser controlados por Você e não o contrário. Faça o execício da técnica de substituir pensamentos negativos por positivos, sua mente começa a entender que é observada, que Você está no comando, se ajustando às suas ordens. Mas evite travar batalhas e discussões internas sobre esses pensamentos.
Organize seus pensamentos, tenha objetivos e foque seus esforços para alcança-los.

Ser Feliz não é obrigação, mas um estado passageiro de prazer, que reflete positivamente em seu organismo e seus benefícios se estendem por muito tempo.

Mesmo com as adversidades, sorrir ainda é o melhor remédio!