12 de junho de 2018

Dicas para Relação a Dois


Amor - Dicas Para Relação a Dois (Qual Seja!)
O que mais se deseja é manter um bom relacionamento, muito mais que encontrar um parceiro ou parceira e ter uma companhia, desenvolver um relacionamento harmônico e saudável a dois, uma busca comum entre todos os casais.

Muitos se queixam do esfriar da relação ao passar do tempo, mas há algo que se possa fazer para melhorar a relação?

As queixas em geral são relacionadas a falta de amor, atenção, companheirismo de um dos parceiros, muitos dizem que a relação foi esfriando com o tempo.

Algumas dicas para um relacionamento melhor

Autoconhecimento: quando nos conhecemos melhor saberemos o que nos incomoda e o que nos agrada e assim conseguimos identificar na relação o que pode ser melhorado. Ter auto-segurança reflete nas relações tornando-as mais harmoniosas e equilibradas com menos cobranças.

Ciúmes: sentimento normal e inerente ao ser humano, presente em todas as relações, mas deixar o ciúme guiar uma relação a torna doentia. Geralmente ligado a baixa estima e insegurança do parceiro, o parceiro ciumento teme se tornar dispensável a pessoa com qual se relaciona pois não consegue dar valor a si mesmo. Sua segurança passa a depender do outro e o ciumento, numa atitude desesperada e imatura de manter a relação a todo custo, passa a monitorar seu parceira(o) em tempo integral. Daí as brigas tendem a aumentar, pois a liberdade do parceiro vigiado é tolhida por excesso de controle.

Rotina: observar o quanto a rotina influencia seu relacionamento é saudável. Nos adaptamos e acostumamos a rotina, mas isso não é necessariamente um demérito pois ter uma rotina é fundamental para nos organizarmos e ter uma vida saudável. Mas é preciso se atentar ao quanto a rotina que se tem como casal ajuda ou atrapalha o relacionamento. Mas cuidado para a rotina não se tornar cansativa, as vezes quebrá-la pode ser uma atitude bem-vinda a vida do casal, sempre bom perguntar ao parceiro sobre esses hábitos.

Inflexibilidade: nem tudo tem que ser do seu modo! Em um relacionamento há necessidade de atentar aos sinais de que estamos cobrando demais o parceiro ou parceira. Com o tempo é comum que queiramos tudo a nossa maneira, mas este é um péssimo sinal de que a relação está sendo negligenciada em detrimento da nossa satisfação pessoal. Faz parte da relação as concessões, ambos uma vez ou outra deve se dispor a realizar o que não tem tanta vontade pelo outro. Mas aqueles que se veem frequentemente pressionados a ceder a concessões em demais acabam se sentindo sufocados.

Individualidade: sempre respeitar a individualidade de cada um. Em uma relação harmoniosa e saudável cada individuo tem sua identidade preservada e deseja fazer sempre o bem a pessoa amada sem esperar nada em troca. Em um relacionamento longo ou casais que moram juntos tem excesso de intimidade e isso se torna um anafrodisíaco a relação pois aquele mistério que aflora a sensualidade dos parceiros deixa de existir. Então manter e preservar a sua individualidade assim com a do seu parceiro é algo essencial para uma vida a dois saudável.

Costumo dizer aos meus Clientes, particularmente não me refiro às pessoas que fazem análise comigo como pacientes, que numa relação a dois os pontos fundamentais para ter uma vida a dois saudável devem ser: lealdade, dialogo e cumplicidade. São ingredientes importantes para a vida a dois. Neste link eu fiz uma postagem sobre a Lealdade, dê uma olhada.