Os Exercicios Podem Criar Novos Neuronios

Sabe aquelas palavras cruzadas, o ato de memorizar números de documentos ou telefones?

Então, além disso tudo, calçar os tênis ou fazer um caminho diferente na volta do trabalho, traz um imenso benefício ao seu cérebro.

Corpo São, Mente Sã

Estudos recentes afirmam que nosso cérebro pode criar novos neurônios mesmo depois de adultos, fato que contraria antigas pesquisas que acreditavam que nascíamos com uma certa quantidade de neurônios, um "banco de neurônios" e este diminuía com  o passar da idade e que o cérebro era incapaz de aumentar sua quantidade.

As últimas descobertas da neurociência deixou isso no passado, o cérebro tem plasticidade, capacidade de criar e recriar conexões diferentes e inclusive em áreas como o Hipocampo, assim é possível fazer que novos neurônios nasçam.

O Hipocampo, área do encéfalo, possui a forma de cavalo-marinho, é um dos responsáveis pela nossa memória e a capacidade espacial.

Pesquisas sobre o Hipocampo se iniciaram com roedores: imagens diversas foram mostradas aos ratos, com a finalidade que eles teriam que diferenciá-las.

Daí se observou novos neurônios gerados em seus hipocampos e constataram que se o animal parasse de treinar, os neurônios jovens desapareciam. Mas quando retomava o exercício, voltavam a aparecer.

Podemos observar que a prática repetida ajuda a desenvolver novos neurônios em nosso hipocampo.

Mas se tivéssemos que decidir qual atividade realmente nos permite manter nosso cérebro jovem, aí a resposta é: esporte.

É o melhor presente que podemos nos dar além de ser o melhor remédio antienvelhecimento para nosso cérebro, conclui o Professor Terry Sejnowski, do The Salk Institute for Biological Studies.

Praticar Esportes Estimula o Cérebro

A prática de esportes é um meio de cuidar do nosso corpo e reduz o estresse, pois promovemos a fabricação de hormônios como dopamina, serotonina e noradrenalina.

Pesquisas recentes apontam que o exercício também melhora a secreção do fator neurotrófico cerebral (influenciando positivamente na memória e em um estado de ânimo mais positivo) e permitindo que novos neurônios surjam no hipocampo.

Educar crianças e adultos nos esportes não ajuda apenas melhorar nosso físico, mas também gerar novos neurônios.

E como o Professor Sejnowski resume: “a recreação e a academia são as partes mais importantes do currículo.”

Sabemos que o nosso cérebro é capaz de gerar novos neurônios com a prática de esportes e então o que precisamos fazer?

A resposta é a assiduidade, especialistas sugerem que é necessário praticar esportes em média 3 vezes semanais com duração de 30 minutos no mínimo.

E sua relação com o esporte, como está?

Se não é algo que faz com constância, vale a pena lembrar os ganhos físicos com as práticas esportivas, bem como os ganhos neuronais, vale a pena calçar seus tênis e praticar exercícios, pois seu hipocampo agradecerá.