Gratidão e Felicidade

Algum tempo atrás falei algo sobre Felicidade e também sobre a Gratidão neste blog

Mas será que a gratidão é capaz de aumentar a Felicidade em sua vida?

Pesquisei e verifiquei na Filosofia e em artigos de comportamento e, a resposta, vou discorrer no texto a seguir, mas a priori é claro que podemos ter a  Felicidade ou o sentimento de completude quando temos e exercitamos a Gratidão. E isso não é suposição: é ciência.

A Felicidade e a Gratidão certamente caminham juntas e de mãos dadas, mas como ocorre isso?

Quando reconhecemos fatos, gestos, palavras ou pequenos detalhes cotidianos como dignos de agradecimento, nosso encéfalo, cérebro, reage aumentando a dopamina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e prazer, então, quanto mais liberar dopamina mais satisfeitos e felizes estaremos.

E a Gratidão melhora o humor que por sua vez diminui o estresse e a negatividade, melhorando assim o conjunto, traz harmonia ao individuo, estabilizando o humor.

Isso tudo influencia no comportamento, atitudes e na condução das relações interpessoais, a pessoa se torna mais agradável, extrovertida e receptiva a novas oportunidades.

Ter Gratidão é uma das peças fundamentais para ter Felicidade constantemente, por exemplo, um fato bom ocorre com Você, isso é percebido, reconhecido, elaborado e agradecidos pelo bom ocorrido, daí o cérebro responde elevando o nível de dopamina, assim a sensação de prazer e bem estar invade nosso corpo.

Com isso o seu semblante fica mais "leve", vívido, otimista e transmite disposição e Felicidade, um saudável estado de espírito.

Ao invés de perdemos tempo em se preocupar com os problemas, mantê-los em foco, Você começa a aprender a olhar as coisas boas que te ocorrem cotidianamente.

Problemas todos temos mas fatos bons ocorrem todos os dias. Nunca deve achar que Você tem o dedo podre e que na sua vida há muito mais dificuldades do que na vida de seus amigos ou vizinhos, tudo ocorre na mesma proporção. Os mesmos problemas que ocorrem na vida de uma pessoa ou de outra e também fatos agradáveis da mesma forma.

Se focar no problema, este vai crescer e na sua visão pode se tornar enorme e sem resolução. Muitas pessoas apenas focam nisso e outra em suas bençãos, então quais que se sentem melhor nas suas vidas? 


Gratidão e Emoções Positivas

A gratidão estimula as emoções positivas, pois quando Você está agradecido com o que ocorre na sua vida, evita aquele sentimento de comparação com os outros, semelhante a inveja.

Há uma tendência em acharmos a grama do nosso vizinho muito mais bonita, mas e se olharmos para nosso gramado repleto de coisas boas, observará as flores que nascem, os pássaros vindo ao seu gramado, ciscando e cantando com alegria é a natureza se harmonizando em seu jardim. E se há gratidão, Você está Feliz e acaba criando conexões com as coisas boas.  

A vida fica mais agradável, interessante e assim diminui a insegurança, desconfiança, o desconforto e a insegurança presentes na vida.


Inveja

Muitos dizem que não sentem inveja ou somente tem a inveja branca, pois bem isso não existe. Se não cuidarmos de nossas emoções, em algum momento teremos esse sentimento, que por si só é negativo. É mais ou menos observar que o outro tem uma vida muito mais interessante, ganha mais coisas, é mais feliz que Você, daí Você se sente inferior, com baixa auto-estima e quer aquela vida e ganhos provenientes, pois bem, esta é a inveja. 


Mas se Você observa a vida desse alguém que ganha mais coisas, tem uma vida mais equilibrada, é uma vida mais interessante e deseja crescer como essa pessoa, procura pesquisar como estudar e se desenvolver, isso é admiração e é uma emoção saudável, que faz Você ter admiração por esta pessoa, encantamento e tem move para conquistar, experienciar a Gratidão com suas conquistas pessoais.

Ser grato pela suas vida e por suas coisas te torna mais feliz e tudo começa a se encaixar perfeitamente.

Dê valor às experiências positivas passadas, aquela emoção de ter passado no vestibular, aquela viagem de férias conquistada, são aspectos da memória repletas de emoções positivas, mas claro antes de passar no vestibular, por exemplo, houve um certo sofrimento, estudar até a exaustão, deixar de realizar aquele passeio, mas houve uma conquista que até então era ainda a ser realizada no futuro, que quando realizou, Você saboreou aquele momento com muita emoção positiva, trazendo sentimentos e sensações extremamente positivas, então agradeça.

Gratidão por momentos pontuais e intensos que ocorrem esporadicamente em nossas vidas, são importantes mas são eventuais, ser grato por esses momentos é válido mas não deve ser algo de seu comportamento.

Ter gratidão ativa, ou seja, ter como comportamento tal atitude, agradecer por estar vivo, ter saúde e oportunidades para crescer, reconhecer as coisas que fazem parte de sua vida que merecem valor, invista alguns segundos ou minutos de sua vida cotidianamente para exercer a gratidão por essas e outras coisas, traga esse exercício para sua vida.

Estimule seu cérebro com este exercício cotidianamente, quando puder feche os olhos, medite nas coisas importantes em sua vida, agradeça, pode dizer em voz alta ou mentalmente, três vezes:"Sou grata/o".

Vamos estimular a dopamina em nosso cérebro, tornando-nos mais ativos e mais saudáveis e menos estressados, livrando-nos da depressão, acidente cardiovascular entre outros males.

Agradeço sua atenção em ler este texto, Grato!