Dicas para Controlar Ansiedade

Em experiência no consultório, muitos Clientes procuram queixando-se de ansiedade, que está no seu limite, irritabilidade e sensação de incompletude e incompetência. 

São sintomas de ansiedade alta, alto estresse ou ansiedade como popularmente é conhecido, entenda que a ansiedade sempre haverá enquanto você estiver vivo, ela nos move, nos faz levantar e agir, tomar providências, nos faz viver.

É natural, todos temos, mas quando começa a incomodar se torna transtorno que é caracterizado por sensações constantes de medo, irritação, inquietude, insegurança, falta de concentração, insônia ou hipersonia e as vezes sensação de que algo desagradável pode acontecer, há sintomas físicos como distúrbios gastrointestinais, dor de cabeça, queda de cabelo entre outros.

Quando perturba a vida da pessoa que passa por isso, deve procurar ajuda médica psiquiatra para utilizar medicamentos convencionais e há também alternativas interessantes que podem ajudar a controlar a ansiedade, veja aqui algumas:

Acupuntura

A medicina tradicional chinesa descreve uma energia chamada Qi (ki) que regula a saúde geral do corpo e que caminha através de canais chamados de meridianos.

Quando o fluxo de energia dos meridianos é interrompido surgem os problemas de saúde. 

A acupuntura é efetuada através de inserção de agulhas em pontos específicos no corpo, ajudando a restaurar o equilíbrio do Qi e restabelecendo a saúde. Regula o equilíbrio químico do corpo naturalmente. 

Muito eficiente no tratamento de ansiedade, pois ajuda a relaxar e equilibrar mente e corpo, os resultados podem aparecer desde a primeira sessão e melhoram com a continuidade das sessões de tratamento e sem sintomas colaterais desagradáveis como os medicamentos alopáticos apresentam.

Respiração

Já observou sua respiração? Você respira adequadamente? Algumas vezes durante o dia "paramos" de respirar e nem percebemos, pois é um ato automatizado e deveríamos prestar mais atenção a nossa maneira de respirar.

Sente-se e experimente respirar lentamente pelo nariz, inspirando e soltando pelo nariz com a boca fechada e a barriga deve expandir e não o tórax, esse deve ser o modo de respirar o tempo todo 

Quando estiver em crise de ansiedade, se sente ou procure um local um pouco mais tranquilo, por alguns minutos, respire  seu abdomen que deve expandir-se, ou seja, a barriga deve ser estufada e não o peito, depois solte o ar lentamente pela boca.

Faça também em um ambiente silencioso, onde possa se deitar, um relaxamento ainda maior, olhos fechados, inspire devagar, segure alguns segundos e solte pela boca levemente aberta, isso ajuda muito a relaxar.

Em crise de ansiedade tente sair do ambiente, procure um lugar tranquilo, mantenha-se sentada ou sentado, respire profundamente algumas vezes, inspire e solte, mas encha os pulmões e solte em seguida todo o ar, repita umas 3 a 5 vezes e em seguida faça agora mais devagar, quase no mesmo ritmo normal de sua respiração, isso acalma e não leva mais que 3 a 5 minutos.

Chás da Vovó

Aquele chá que sua mãe ou avós recomendavam para dormir melhor ou se acalmar realmente funcionam e são reconhecidos como potentes calmantes naturais. Algumas dessas plantas tem seus princípios ativos utilizados em medicamentos alopáticos.

Chá de Camomila é ótimo para induzir o sono e aliviar o estresse e ansiedade, tranquiliza mente e corpo.

Chá de Erva Cidreira, conhecido como Melissa, é ótimo contra crises de ansiedade e indicado para tomar antes de dormir.

Chá de passiflora ou de Flor de Maracujá trata sintomas de ansiedade, depressão, TPM e irritação. Com efeito sedativo leve, um calmante suave, ajuda a dormir melhor e traz benefícios para a concentração.

Evite adoçar o chá para fins terapêuticos, menos açúcar, menos ansiedade e estresse.

Se Mexa Pessoa!

Praticar atividades físicas beneficia muito no tratamento contra a ansiedade e estrese. Com a movimentação coordenada é estimulada a produção de serotonina, o hormônio do prazer e bem estar.

A Yoga é uma alternativa interessante para controlar o estresse e ansiedade, com ganho importante para a saúde física. Os exercícios combinam força, equilíbrio, meditação e respiração que fortalecem os músculos, aumenta a vitalidade e oferece um controle da ansiedade. 

Caso não curta fazer exercícios físicos ou frequentar uma academia, faça pequenos exercícios diários, como caminhar por exemplo, durante 15 a 30 minutos diariamente, ajuda ao corpo e mente, pois auxilia na higiene mental.

Reduza o Estresse 

Com a ansiedade à flor da pele é necessário reduzir o estresse diário - ou ao menos tentar - e há várias formas para fazer isso, por exemplo, meditação. Pode ser feita com a respiração que foi citada acima, deite-se e curta o momento, preste atenção em cada movimento de cada respiração.

Existem vários modos de meditação, na meditação guiada, por exemplo, nesse processo você ouve as orientações e segue, podem ser de um professor especializado ou um praticante experiente. Há aplicativos também que disponibilizam sons e ou instruções verbais para conduzir durante a meditação.

Durante seu expediente, caso apareça situações que podem engatilhar um estresse alto, procure dar um tempo nesse assunto que aflige, respire fundo algumas vezes, distancie um pouco do local e pratique a respiração profunda durante alguns minutos, assim quando voltar ao trabalho se sentirá melhor e com a mente mais clara.

Observe sua Alimentação

Alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, ajuda a controlar a ansiedade. Esta presente em alimentos como: peixes, peru, ovo, nozes, castanhas, leguminosas como feijão azuki, lentilha e soja, semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu.

Existem outros aminoácidos que podem ajudar como a taurina e glutamina, incrementam a disponibilidade de GABA um neurotransmissor controlador da ansiedade, a taurina está presente no vinho tinto por exemplo. 

Caso tenha dificuldade em ingerir esses alimentos pode ser suplementado através de capsulas, consulte um nutricionista ou seu médico antes para saber a dosagem correta. Mas preferível investir na variedade de alimentos.


Quando as situações se estendem por períodos longos é comum que pensamentos negativos ou mesmo catastróficos surjam e se fixem na mente, é necessário "vigiar" para evitar esses pensamentos.

Diante de uma situação importante, procurar avaliar a dimensão, questionar-se e analisar, verificar se não está superdimensionando o grau de responsabilidade sobre os fatos ou se esta subestimando o controle sobre.

Por muitas vezes, diante da preocupação, superdimensionamos a questão, tornando-a muito maior que realmente é e ainda "prevendo" situações negativas que, em quase totalidade, não acontecem ou a chance é mínima de se tornar realidade.

Procure não expor a situação negativamente antes de acontecer de fato, observe a situação como ela é e não as perspectivas, pois muitas vezes as chances de se realizarem como queremos ou a nosso favor são maiores que as negativas. 

Quando entramos em um circulo de reclamação expondo, internamente ou externando, isto intensifica em nossa mente a sensação que algo de ruim está realmente acontecendo conosco, que tudo está contra nós, causando sensações psíquicas como receio, medo, sentimentos de incompetência e fisicas como mal estar e descontrole respiratório. 

É difícil, mas entenda que não é impossível desde que comece a resignificar seu comportamento.

Organização

Consumismo e desorganização caminham juntos para contribuir com o estresse cotidiano. 

Às vezes por gastar e criar dividas que consomem o saúde mental e o bolso e a desorganização fruto do acumulo de coisas, muitas inúteis e adquiridas por impulso, faz que se crie sentimentos que 'alimentem' a ansiedade.

Procurar antes de consumir, comprar ou adquirir algo, pense: "realmente preciso disso? Porque quero comprar isso? Qual o bem que me faz ou traz ao comprar isso?", ajudará a conter o impulso de comprar desnecessariamente.

Quanto a organização programe-se para organizar suas coisas, desde seus compromissos cotidianos até sua mesa de trabalho, seu armário e o lugar em que vive.

Trabalhar, estudar ou mesmo viver em um ambiente minimamente organizado ajuda no equilíbrio emocional e controla a ansiedade. Evita perder tempo em procurar ou escolher algo que necessita, otimizando seu tempo e causando sensações de bem estar e competência, às vezes sensações inconscientes, mas que agem positivamente em nossa mente.

Relaxamento Induzido com Hipnose

A Hipnose é uma excelente terapia, as sessões induzem a relaxar profundamente, pois diminui a frequência cerebral e aumenta a concentração e possibilita o acesso ao subconsciente.

Já nas primeiras sessões é possível obter resultados importantes, além do relaxamento, o Terapeuta induz a autoconfiança que ajuda a pessoa a elaborar e com o tratamento é elaborado também a causa do estresse, o evento que lhe causa angústia e causa o estresse. 

Essa terapia é interessante ser efetuada em conjunto com as sessões de Psicanálise, onde é elaborado com os elementos que trazem a angústia e assim retroalimenta o estresse e outras possíveis questões.

Coloquei no Youtube um exercício genérico para a ansiedade e é bem mais curto do que executado em sessões de hipnose, apenas para demonstrar na prática. 




A Hipnose ajuda a controlar o estresse e com isso há ganho na qualidade de vida da pessoa, reduzindo o estresse, ansiedade e a elaboração das questões que causam angústia. 

Rodeie-se de quem Você Ama

A convivência com pessoas queridas de sua família, amigos e conhecidos que você tenha afinidade faz muita diferença na sua qualidade de vida, conviver com quem amamos é fundamental para nosso emocional, melhora o bem estar, relaxa e aumenta a expectativa de vida. 

Essas são algumas dicas, selecionei outras que logo as colocarei aqui para ajudar a muitas pessoas que necessitam orientação para melhorar a qualidade de vida e controlar o estresse.

Mas depende de você dar o primeiro passo para melhorar sua qualidade de vida, procure seguir os passos descritos aqui. Se hidrate bem, faça pequenos exercícios ao ar livre, tome sol, faça leituras agradáveis, mantenha-se informado, mas evite a repetição de noticias muito desagradáveis.

Um passo de cada vez e vamos conseguir mudar nossos pensamentos e assim nossos hábitos e atitudes, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Estamos num momento muito difícil para todos nós, mas acredite que tudo isso vai passar, teremos muitas lições para elaborar e viver para construir um mundo melhor começando por nós.