Críticas

Algumas vezes pego um livrinho que tenho, fica na minha mesa no home office, no canto destinado, um livro, pequeno, que deve ter seus 25 anos para mais, "Minutos de Sabedoria", de C. Torres Pastorino, contém frases muito interessantes para reflexão cotidiana sobre a vida e atitudes.

E li uma sobre a calúnia, na página 80, mas podemos levar como a crítica, aquela perniciosa, arruinadora e nada construtiva.

Na reflexão de Pastorino diz que devemos manter a calma perante esses desafios, que devemos refletir e que as causas devem nos ajudar a continuar nosso caminho, ressignificado, depois de ouvir e refletir sobre as lições que podem ser retiradas do episódio, assim deveríamos agir perante as críticas.

Daí pensei no tema critica resolvi escrever um pouco e elaborar mais a questão.

Devemos ouvir e vamos ouvir críticas, mas escutar de fato e elaborar a mensagem adequadamente, poucos fazem, na maioria das vezes as criticas são ditas como agressão e com intuito de atacar ou denegrir o outro, e a pessoa que recebe, diante do ataque, evidentemente não estará apto no momento para elaborar a questão dita e parte para o revide.

Há umas dicas para ajudar a identificar um ataque de criticas que podem ser construtivas, algumas delas:

É construtiva quando faz pensar e refletir que resulta em um incremento ou melhora em sua vida pessoal, profissional ou ambas.

Quando desperta sentimentos de ação, melhora, mudanças significativas e positivas.

Destrutivas geram desestímulos quanto as suas potencialidades e estimulam o pensamento autocritico para estagnação ou destruição, enquanto as criticas construtivas estimulam o desenvolvimento e inspiram o crescimento pessoal e profissional.

Observe sua fala, sua comunicação, às vezes é necessário fazer uma crítica a um amigo ou colega de trabalho, mas verifique antes a necessidade e a maneira de como vai transmitir a mensagem, certamente vai impactar a pessoa e pode ser algo positivo ou desestimulante à outra pessoa. 

Que as pedras lançadas sejam o alicerce para seu sucesso. Ouça as críticas, mas não tome-as como "verdades" absolutas, resignifique e se necessário for, elabore as questões colocadas e as entenda como boas lições que ajudam a superar todas as questões e que sejam alicerces de sua conquista.

:)